6 causas comuns do “burnout”

burnout psicologia viana do castelo

O chamado “burnout" vem sendo, cada vez mais, reconhecido como uma condição clínica por psicólogos, psiquiatras e mesmo médicos do trabalho.

Tecnicamente, o burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como “(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

Atualmente o burnout é reconhecido como um estado que pode levar a baixas, às vezes prolongadas, e é uma realidade cada vez mais nítida nas empresas – especialmente na área dos serviços e em escritórios.

Sintomas diversos

A variabilidade dos sintomas do burnout podem dificultar a sua deteção prematura. Em geral, as pessoas que buscam auxílio profissional relacionado ao burnout já encontram-se nos estágios mais avançados deste processo de “explosão", por assim dizer.

No campo profissional, são muitas as raízes e as causas do burnout. Enganosamente, algumas leituras deste estado extremo de stress laboral relacionam o burnout a perfis específicos de empregados ou a personalidades em particular – mas todos estão sujeitos a atingir tal estado, especialmente quando ocorre a conjunção de uma série de situações e fatores.

Causas comuns do burnout

O ambiente laboral pode, progressivamente, levar ao burnout. Uma ou mais causas podem atuar de forma concomitante, até que levem o profissional a este estado ( 6 Causes of Burnout, and How to Avoid Them, por Elizabeth Grace Saunders – Harvard Business Review, julho de 2019).

.

Carga de Trabalho

Sim, o volume de trabalho, especialmente por períodos prolongados, poderão levar o profissional a um estado de esgotamento compatível com o burnout.

Como melhorar?

Reduzir o grau de autoexigência e estabelecer um senso de prioridade nas tarefas, além de planear melhor o tempo e aprender a NEGAR com maior frequência.

Sensação de Perda de Controlo

Profissionais que sentem-se privados da sua autonomia e gradualmente excluído da esfera de decisões. Falta e escassez de recursos e oportunidades.

Como melhorar?

Identificar as situações nas quais é possível para si, de facto, retomar ou demandar algum controlo e evitar tentativas de retomar a autonomia a qualquer preço.

Recompensa Desproporcional

O burnout avizinha-se quando sentimos que é pouca a recompensa por um esforço extraordinário, e sentimos que estamos a fazer um péssimo investimento.

Como melhorar?

Apesar desta ser uma causa comum do stress e do burnout laboral, a maioria nunca sequer DIZ às empresas qual recompensa está a esperar pelo seu trabalho.

Relacionamento com os Colegas

O burnout é contagioso. Os que estão a conviver sempre com colegas próximo do limite podem ver-se presos à mesma armadilha que os levou até ali.

Como melhorar?

O distanciamento não é sempre possível no ambiente laboral, mas felizmente, tal como o burnout, a motivação também contagia - mas é você que a terá que propagar.

Tratamento Desigual

A injustiça e a eleição de "favoritos" nas empresas leva muitos dos relegados ao segundo plano às situações anteriores, como forma de alcançar a justiça.

Como melhorar?

Alertar as chefias e conversar com os colegas, mesmo os "favoritos", pode ser um modo de contornar as preferências pessoais e estabelecer um ambiente mais justo.

Choque de Valores

Nem sempre concordamos com os valores apregoados pelos nossos empregadores. Alguns deles são simplesmente estranhos, mas outros podem inclusive ofender-lhe moralmente.

Como melhorar?

É difícil manter-se num sítio com valores contrários aos seus. Orientação profissional e uma possível recolocação podem ser, aqui, a melhor resposta.

Com quem conversar?

Situações que possam levar ao burnout nem sempre são fáceis de discutir. Muitos tendem a esconder o seu desalento, principalmente como forma de manter o próprio emprego.

Contudo, quando atinge o seu extremo, o burnout pode revelar-se mais nocivo à carreira do que qualquer conflito laboral ou mesmo demissão.

Empresas com departamentos de RH bem estruturados muitas vezes oferecem canais que podem ser utilizados pelos empregados para comunicar e buscar apoio neste sentido. No entanto, aconselhamento profissional por um psicólogo pode ser uma via eficaz para refrear o avanço do processo do burnout antes que ele atinja o seu ápice.

Saber Ser Academia de Educação

A Saber Ser é uma academia de educação e um espaço voltado ao bem-estar, à saúde, ao conhecimento e ao desenvolvimento humano, localizada na cidade de Viana do Castelo.