Por que é tão “difícil” pronunciar o inglês?

Pronúncia de Inglês em Viana do Castelo

“Difícil" falar algumas palavras em inglês? Bem, para quem fala o português, é preciso considerar um fator simples nisto: não temos alguns dos fonemas usados no inglês.

A aparente dificuldade é, na verdade, uma falta de costume de utilizar algumas construções fonéticas na língua-mãe.

A forma como se pronuncia o “TH" no inglês, por exemplo, não é usada em nenhuma parte do léxico na língua portuguesa. O que podemos fazer? Bem, é necessário educar o nosso aparelho da fala a pronunciar estes novos fonemas.

O alfabeto fonético

Os sons usados no inglês, assim como aqueles usados no português e nas outras línguas, podem todos ser encontrados no chamado Alfabeto Fonético.

Este alfabeto é utilizado para que saibamos, por exemplo, ao consultar um dicionário, como cada palavra deverá ser pronunciada. Há, contudo, dois problemas neste processo:

  1. Alguns dos fonemas, ainda que tenhamos o símbolo fonético, parecem impronunciáveis.
  2. Honestamente? Praticamente ninguém sabe lá muito bem interpretar o alfabeto fonético.

Nesta última parte, é possível ter uma ideia do alfabeto fonético internacional com os PDFs que colocamos para transferência neste artigo.

Alfabeto Fonético Internacional

Tabela resumida de todos os detalhes do alfabeto fonético internacional e sua utilização. O documento está em inglês.

Fonética em Portugal

Documento do Centro de Linguística da Universidade do Porto que mostra a terminologia usada no português para os vários símbolos do Alfabeto Fonético Internacional.

Terapia da fala também o ajuda a aprender uma nova língua

A terapia da fala é uma área geralmente utilizada por aqueles que têm problemas de articulação da fala… mas em português mesmo…

A Saber Ser Academia foi um pouco mais adiante, e pensou no “não tão óbvio". Poucas escolas de idiomas no mundo realizam um trabalho profundo na educação fonética dos alunos – e quase nenhuma utiliza-se dos preceitos da terapia da fala neste aspeto.

Estamos a concluir o nosso material para oficinas de pronúncia, que contarão com o apoio de uma professora e uma terapeuta da fala. Com o objetivo de “encontrar" os fonemas no modo de falar de cada aluno, convidamos-lhe a participar. A primeira oficina ocorre no dia 30 de março – acompanhe a nossa página no Facebook e este site para saber as novidades!

Participe do Workshop
Veja mais detalhes sobre este workshop na página do Facebook. Confirme a sua presença e, em caso de dúvidas, mande-nos algo pelo Messenger.

Giselle Goulart

Giselle Goulart é professora e formadora certificada pelo CAP e por Cambridge (CPE), licenciada em Jornalismo e Pedagogia, com mais de oito anos de experiência no ensino de inglês.