Por que a educação Montessori funciona?

montessori

Provavelmente já ouviu falar sobre a pedagogia Montessori. Este método ainda é pouco difundido em Portugal, porém é aplicado de maneira bem-sucedida ao redor de todo o mundo, e agora começa a ganhar apoio e respaldo na educação nacional – inclusive junto aos órgãos governamentais.

A pedagogia Montessori possui peculiaridades que não são tão familiares ao público médio. Mesmo os professores e os educadores, atualmente, não têm vasto conhecimento a respeito desta pedagogia e dos seus benefícios.

Na Saber Ser Academia de Educação, utilizamos a pedagogia Montessori como base para o ensino de línguas e para outras atividades que desenvolvemos com crianças e adultos – como a arteterapia.

Talvez você não conheça ainda a fundo as características desta escola da pedagogia. Porém, vamos dar a si 5 excelentes motivos para que pesquise mais sobre a sua utilização e considere o que os seus filhos poderão ganhar ao frequentar escolas e cursos com esta abordagem.

A pedagogia Montessori não é “moda"

O método Montessori é uma abordagem pedagógica tradicional e desenvolvida em meados do século XX. A sua flexibilidade permitiu que os preceitos desta escola pudessem ser difundidos nos mais avançados sistemas educacionais do mundo, mesmo sem “rótulos".

Nos dias de hoje, a pedagogia Montessori possui representações nos cinco continentes e a sua filosofia de aprender a brincar e realizar atividades é parte quotidiana de sistemas de ensino como o finlandês e o sueco.

Escola primária Montessori em Milwaukee, nos Estados Unidos

Escola primária Montessori em Milwaukee, nos Estados Unidos (Crédito: Flickr - KJJS)

Foco individual na criança

O método Montessori permite que os professores e os educadores criem estratégias de aprendizagem para grupos inteiros. No entanto, não elimina a possibilidade de atenção individualizada para as crianças.

Ao atender às necessidades particulares de cada criança, o educador Montessori evita o desinteresse e a falta de acompanhamento de alguns alunos mais dispersos ou entediados.

O objetivo é o de criar atividades para o grupo, mas permitir que cada criança possa participar do modo que pode, consegue ou prefere. As metas continuam a ser cumpridas, e todos de facto participam.

Diversão não é falta de rigor

Muitos críticos das metodologias pedagógicas afirmam de maneira contumaz que a “falta de rigor" é característica comum aos métodos ditos “alternativos".

Quando os educadores permitem às crianças gostarem das atividades que estão a realizar, isto não implica na falta de rigor. Tarefas e afazeres continuam a ser exigidos, mas as estratégias são definidas para que gerem interesse e curiosidade nos alunos.

Em busca dos “porquês"

Toda a pedagogia Montessori tem como objetivo principal despertar nos alunos a curiosidade para que busquem o “porquê" das coisas.

As crianças não “esquecem" das teorias durante o verão porque as férias são muito longas – mas sim porque não veem o significado daquilo que aprendem.

A pedagogia Montessori cria importância para o que é lecionado, oferecendo a teoria como uma resposta aos próprios ímpetos de curiosidade do estudante.

Oferecer ao estudante a teoria como resposta à sua própria curiosidade.

Independência é fundamental

Todos queremos criar os filhos para que sejam independentes e capazes de lidar com o mundo no futuro. A pedagogia Montessori está centrada no desenvolvimento de independência e senso crítico do aluno.

Há regras claras, mas também é permitido ao aluno caminhar além do que é exposto. A figura do educador assume um papel de mentor e guia, e deixa de lado o estereótipo do “chefe".

Os alunos aprendem a caminhar com as próprias pernas, observando aos pais e aos professores com olhos de admiração e respeito, e não de temor e desconfiança.

Saber Ser Academia de Educação

A Saber Ser é uma academia de educação e um espaço voltado ao bem-estar, à saúde, ao conhecimento e ao desenvolvimento humano, localizada na cidade de Viana do Castelo.

There is 1 comment

  1. Vera

    Muita informação interessante! Muito grata!

    Agosto 22, 2019, 6:44 pm