Seis canais do Youtube para aprender de tudo

Viva, seguidores da Saber Ser Academia. Hoje iremos lhes mostrar alguns dos canais do Youtube de maior sucesso que misturam entretenimento e educação.

O Youtube mostrou, há tempos, que não é preciso de ser uma seca para ensinar. E alguns canais levaram o conceito educacional a outro patamar. Separamos 6 canais do Youtube que farão dos seus estudos algo mais divertido e também eficaz.

Canais com legendas em português – áudio original em inglês, mas há legendas em português para quase todos os vídeos.

Kurzgesagt – In a Nutshell

O Kurzsgesagt – In a Nutshell é um canal de origem alemã, cujas animações estão certamente entre as mais bem produzidas do Youtube na atualidade.

Ali são explicados temas científicos de alta complexidade, porém de uma maneira simples e direta, com apelo visual. A boa notícia é que, apesar de não haver uma versão dublada deste canal, há legendas em português para aqueles que não falam o inglês.

TED-Ed

O TED Education ou TED Ed é outro dos canais de animações voltadas ao segmento da educação. Com temas variados, vídeos curtos e objetivos e até mesmo enigmas propostos à audiência, o canal produz uma imensa quantidade de material e sempre conta com traduções e legendas em diversas línguas – inclusive o português.

O canal é um dos desdobramentos do já famoso TED, entidade que promove eventos em todo o mundo.

Bright Side

O canal Bright Side é um canal do Youtube voltado a curiosidades e não necessariamente à educação. Contudo, com a variedade dos temas e o grau de pesquisa para a produção dos vídeos, pode também ser considerado um canal com foco educacional.

Apesar dos vídeos neste canal não possuírem legendas em português, há na verdade uma versão no idioma do canal – o Incrível – ainda que com muito menos vídeos do que o original.

Canais sem legendas em português – apenas o áudio original ou legendagem em inglês.

Crash Course

Embora apenas contenha as legendas também em inglês, o canal Crash Course é obrigatório para aqueles que estão no liceu. Isto porque oferece listas de vídeos com foco em temas que ajudarão na escolha da faculdade ou carreira a seguir – Engenharia, Sociologia, História, Estatística, Economia e muito mais.

Os temas são muito bem explicados, mas a animação apenas não bastará para que se perceba o todo – um nível de inglês ao menos para a boa leitura das legendas é desejável.

SciShow

O SciShow e toda a sua “família" de canais no Youtube são uma fonte inesgotável de explicações em todas as áreas das ciências – e também curiosidades. Um daqueles canais para os REALMENTE cromos.

Para absorver tudo o que o canal tem a oferecer, no entanto, é mesmo preciso de saber inglês num nível competente – os assuntos abordados são complexos e os apresentadores não estão a pensar nos portugueses quando desatam a falar de maneira veloz.

MinuteEarth

Um dos nossos favoritos – o canal MinuteEarth não tem animações feitas para ganhar prêmios internacionais. São rabiscos e rascunhos rápidos, que poderiam ter sido feitos em qualquer sala de aulas.

Os temas são os mais diversos, mas geralmente os melhores vídeos são aqueles baseados em questões – coisas como “Por que os rios fazem curvas?" ou “Por que há tanta gente na Índia e na China?".

Carlos Matos

Carlos Matos é jornalista, designer, PHP full-stack developer e possui livros publicados nas áreas de empreendedorismo, marketing, segurança do trabalho e temas transversais na educação.